
Nitiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222, filho de uma família de pescadores na Província de Awa (atual província de Tiba), no Japão. Em 1233, entrou para o sacerdócio no templo Seityo e começou a estudar o budismo.
Na infãncia, recebeu o nome de Zennitimaro, mas após entrar para o sacerdócio, conforme a tradição da época, mudou seu nome para Yakuo Maro e depois para Rentyo.
De 1238 a 1242, ele viveu em Kamakura, então centro do governo japonês, a fim de aperfeiçoar seus estudos religiosos. Após retornar do templo de Seityo, foi para Quioto e Nara, centros de estudo do budismo.
Em Quioto, estudou exaustivamente todos os sutras de Sakyamuni e concluiu que o Sutra de Lótus é seu supremo ensino.
Após 10 anos de estudos, Rentyo, então com 32 anos de idade, retornou para o templo Seityo e, em 28 de abril de 1253, recitou pela primeira vez o Nam-myoho-rengue-kyo*, expondo seu ensino e adotando o nome de Nitiren ( Niti significa "sol", ren, "lótus").
Vinte e seis anos após ter recitado pela primeira vez o Nam-myoho-rengue-kyo e ter enfrentado severas perseguições instigadas pelas seitas tradicionais da época, tendo percebido que a época era propícia e seus discípulos estavam plenamente conscientes da superioridade de seu ensino e já haviam desenvolvido uma firme fé, Nitiren materializou o propósito de seu advento neste mundo inscrevendo o Dai-Gohonzon, supremo objeto de devoção, em 12 de outubro de 1279, visando à felicidade de toda a humanidade. Dessa forma, estabeleceu o que foi chamado posteriormente de Verdadeiro Budismo, pois somente seus ensinos possibilitavam às pessoas a transformarem redicalmente sua vida e tornarem-se mais felizes. Esse é um dos motivos de Nitiren Daishonin ser chamado de Buda Original.
Nitiren faleceu em 13 de outubro de 1282, aos 60 anos, após transferir todos os seus ensinos para seu discípulo imediato, Nikko Shonin.
*O Nam-myoho-rengue-kyo também é conhecido como Daimoku. Portanto, quando se diz "recitar Daimoku", significa recitar o Nam-myoho-rengue-kyo.
Fonte: BSGI