Incrível!
Corpo celeste com tamanho aproximado da Lua se chocando com um planeta semelhante a Mercúrio
A NASA, agência espacial americana, divulgou nesta segunda-feira, em seu site, uma possível colisão em alta velocidade entre dois planetas ao redor de uma jovem estrela. O Impacto segundo evidências captadas pelo telescópio espacial Spitzer, envolveu dois corpos rochosos - um deles tão grande quanto a Lua e o Outro do tamanho de Mercúrio, e teria ocorrido nos últimos mil anos ou mais.
Os astrônomos informaram que a gigantesca colisão destruiu o corpo celeste de menor tamanho, espalhando enormes quantidades de rocha e expelindo camadas de lava quente pelo espaço. Os detectores infravermelhos do Spitzer captaram sinais de rochas vaporizadas e de fragmentos recongelados de lava, chamados de tectitas (tipo de mineral de vidro natural que se forma no espaço).
"O choque deve ter sido enorme e incrivelmente em alta velocidade para a rocha ter se vaporizado e derretido" disse o cientista Carey M. Lisse, da Universidade Johns Hopkins e principal autor do estudo, desctiro na edição da recista Astophysical Journal. Conforme o pesquisador, a colisão foi similar à que causou a formação da Lua há 4 bilhões de anos, quando um corpo do tamanho de Marte se chocou contra a Terra.