
O quadro, no qual fou utilizada a técnica do sfumato, retrata a figura de uma mulher com sorriso tímido e uma expressão introspectiva.
Em 1526, Leonardo da Vinci levou a obra da Itália para a França, quando foi trabalhar na corte do rei Francisco I da França, o qual teria comprado a quadro. Após isso, a obra passou por várias mãos chegando até mesmo a ser roubada. Napoleão Bonaparte, por exemplo, tomou a obra para si. Em 1911, a Obra de arte foi roubada pelo italiao Vincenzo Perugia, qua a levou novamente para a Itália. Peruggia pensava que Napoleão havia tomado o quadro na Itália e levado para a França, assim desejou levar novamente a obra para sua terra natal.
Um das grandes discusões do meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que o modelo usado no quadro seja a esposa de Francesco del Giocondo, um comercianete de Florença. Outros afirman que seja Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou alguns anos. Para Lillian Schwartz, cientista dos laboratórios Bell, Monna Lisa é um autorretrato de Leonardo da Vinci.
Atualmente, o quadro fica exposto no museu do Louvre, em Paris, França. Mona Lisa é, quase que certamente, a mais famosa e importante obra de arte da história, sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de 100 milhões de dólares americanos, lhe cnferindo também, o título de objeto mais valioso, segundo o Guinness Book.
Nenhum comentário:
Postar um comentário