No budismo nitirem utilizamos um único mantra:
"Nam Myo Ho Rengue Kyo"
A repetição continua e ritmada deste mantra é denominado Daimoku
A Origem
A essência da filosofia da SGI baseia-se no coceito de "revolução humana", em que, po meio da reforma interior, o indivíduo torna-se capaz de desenvolver a sabedoria para compreender a relação que possui com o meio em que vive.
Buda Sakyamuni
Sakyamuni viveu na Índia há aproximadamente dois mil e quinhentos anos. Em sua juventude, conhecido como Siddhartha Gautama, dedicouse a encontrar uma solução para o sofrimento fundamental da existência humana. Durante 50 anos, ensinou aos seus discípulos como atingir o "estado de Buda", uma condição de vida caacterizada por uma total liberdade interior, sabedoria ilimitada, compaixão ee benevolência infinitas. Este ensino está contido no Sutra de Lótus. Sakyamuni afirma que a vida cotidiana nos oferece a oportunidade para realizarmos uma reforma interior e assim manifestar esse imenso potencial inerente a ela. Revela também que todo indivíduo, sem nenhuma distinção de classe social, econômica ou nível educacional, pode manifestar o "estado de Buda".
Buda Nitiren Daishonin
Filho de pescador, Nitiren Daishonin ingressou no sacerdócio. Depois de um período de intensos estudos, chegou à conclusão de que todas as pessoas podem manifestar seu máximo potencial por meio de seus própios esforços. De acordo com seus ensinos, todo o Universo é regido por um um único princípio ou lei. Ao entender essa Lei, o indivíduo pode descobrir esse potencial oculto em sua própria vida e obter uma harmonia criativa com o meio ambiente.
A origem dos Sutras
Sakyamuni atingiu a iluminação aos 30 anos de idade e expôs vários nobres ensionos de acordo com a capacidade e compreensão das pessoas. Continuou propagando seus ensinos por 50 anos e falecou quando estava com 80 anos. Após o falecimento de Sakyamuni, seus ensinos foram transmitidos oralmente por seus discípulos e, aproximadamente cem anso mais tarde, esses ensinos foram reunidos e organizados de acordo com o conteúdo.
Linhagem do Budismo
O budismo originouse na Índia e lá se dividiu em duas principais correntes. Uma delas seguiu o caminho até o atual Sri Lanka, Mainmá, Tailândia e Indonésia, ap passo que a outra corrente se espalhou do Hindu Kush à Ásia Central e então para a China, a Península Coreana e o Japão. A primeira Corrente foi denominada Hynayana, e a segunda, Mahayana.
De acordo com as doutrinas Hinayana, os sofrimentos são causados pelos desejos e egoísmo inerentes na vida humana. A fim de eradicar os sofrimentos, os ensinos Hinayana pregam que as pessoas devem extinguir todos os seus desejos. Por isso,l aqueles que seguem os ensinos Hinayana têm como objetivo o estado de completo vazio, e esse ideal é o nirvana. Contudo, extinguir os desejos significa extinguir a própria existência neste mundo, pois o desejo é uma parte intrínseca da vida humana.
Ambas as escolas filosóficas acreditam que os desejos mundanos, o egoísmo e outros são a causa dos sofimentos. Nesse sentido, não há diferença entre o Budismo Hinayana e o Mahayana. Entretanto, o ensino Mahayana nega a prática de extinguir os desejos. Em vez disso, encoraja as pessoas a manifestar em seu interior a vida universal de forma que sejam capazes de controlar os desejos e direcioná-los positivamente. Dessa maneira, os sofrimentos são erradicados. Nesse ponto, o Budismo Mahayana difere decisivamente do Hinayana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário